quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Escola Nota 10


No último dia 31/10,  aconteceu a aplicação da prova do programa  Escola Nota 10, no ensino fundamental I realizado pela(Secretária de Educação da prefeitura Municipal de João Pessoa. E eu, fui uma das aplicadoras dessa prova na turma do 3º ano.
Pretendo aqui, expressar meus sentimentos de indignação em relação a esse “Prêmio” da Escola nota 10. Mas, antes disso, vou apresentar o que é o programa, aprovado em 2009, como está escrito  lá  “ bonitinho”...    
Escola Nota 10 – O programa tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da educação pública municipal por meio da premiação com o selo Escola Nota 10 e da implantação do 14º salário para os funcionários das unidades. Esses servidores terão que atingir 100% de êxito em duas etapas: nas avaliações de gestão escolar e de aprendizagem dos alunos.
O programa é resultado de um decreto de lei municipal, no qual foi instituído e normatizado o Índice de Excelência em Educação, formado a partir dos indicadores de avaliação da aprendizagem e da gestão escolar nas escolas municipais de Ensino Fundamental. (http://www.joaopessoa.pb.gov.br/prefeitura-inicia-aplicacao-de-provas-do-programa-escola-nota-10/)
 
Nestes últimos meses só era o que se falava nas  escolas,  entre professores, gestores e estagiári@s (eu). Ah, sem falar dos alunos. “Olhem vocês fiquem atentos porque a prova da escola Nota 10 está chegando”. Ou assim, “Vocês tem que aprender isso, porque vai cair na Prova da Escola  Nota 10.” Pior, “vocês precisam ler mais e saber interpretar os textos, porque vai cair na Prova da Escola Nota 10”. E Não estou inventando não. Passei os últimos 2 meses, entediada tendo que ouvir falar na Prova da Escola Nota 10.
E quando tinha planejamento na Escola? Nossa! Mais Escola Nota 10...
Em resumo, os objetivos da escola estavam voltado para a Prova da Escola Nota 10. Me questionei várias vezes, por que? Por que tanto interesse com essa prova? Me responderam essa pergunta, quando ouvi falas do tipo: “Eu quero é garantir meu 14º salário” ou “Se você fosse fiscalizar a prova aqui, poderia até dá um jeitinho para os alunos saírem bem...
Fiquei pensando também, será que o objetivo da escola o ano todo é só tirar nota boa na prova da escola Nota 10? Qual é mesmo o papel da escola? Hum... eu aprendi que é formar pra vida e para o exercicio da cidadania... Sem falar que o prêmio não é dado só em cima da nota da prova. Tem uma lista de “coisas” que a escola precisa alcançar. Por exemplo, a minha escola está correndo um grande risco de perder ponto, por causa de dois diários de classe que professores deixaram de organizar. E cá entre nós, acho é pouco!
Minha indgnação é o fato de que a educação é vista somente como fonte de lucro para algumas pessoas. Ninguém está nem aí com o que os alunos estão aprendendo, e com o que eles precisam aprender. Nem com a Prova Brasil (que é outra), não se teve tanta preocupação.
Agora pronto. Já passou a prova e os alunos estão lá em sala de aula, sem ter “muita coisa pra aprender”. Não tem mais que mostrar resultado. Pra que ensinar ainda? Passa uma atividade qualquer pra eles ter o que fazer. Agora é só esperar as férias chegar. E digo isso, porque estou na escola e vejo como é. Uma descaso com a educação.
Chego a conclusão que o Prêmio da Escola Nota 10, é uma falta de respeito com quem está na escola para aprender. E uma verdadeira “ilusão” para os profissionais da área que perdem sua ética com o compromisso e a responsabilidade social que assumiram quando optaram por esta profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário